Na primeira viagem à Catas Altas o grupo escolheu o local de trabalho.
Local escolhido: Praça Adelaide Alves.
Ela se localiza no bairro Santa Quitéria e possui uma vizinhança relativamente grande. Escolhemos essa praça primeiramente devido ao grande potencial que apresenta apesar de sofrer muito descuido.
O local se encontrava constantemente vazio, mal cuidado, a iluminação era precária durante a noite além de estar danificada em vários locais.
Em sua composição percebemos três áreas distintas e separadas por uma barreira física: a quadra poliesportiva, o parquinho de madeira, o local em que se encontram alguns banquinhos. Inicialmente decidimos trabalhar apenas com essa última, porém após vários debates optamos por utilizar o parquinho também. A quadra não foi explorada e uma das razões é que é a mais utilizada atualmente.
Como primeira atividade para reconhecimento da praça o grupo trabalhou na realização de uma performance apresentada para toda a turma.
Performance: http://www.youtube.com/watch?v=TWwvblXQMZc
Além disso realizamos todas as medidas necessárias para o desenvolvimento do trabalho em Belo Horizonte. Com essas medidas conseguimos reconstruir a praça no SketchUp e em uma maquete simples.
Maquete simples
SketchUp
Durante o desenvolvimento da ideia da intervenção o grupo trabalhou em outro SketchUp, além do individual, construímos um SketchUp sensitivo do grupo. Esse trabalho foi realizado para focar nas principais sensações que tivemos ao ter contato com a praça Adelaide.
Primeiro SketchUp sensitivo do grupo:
Segundo SketchUp sensitivo do grupo:
Segunda Viagem - Intervenção
A praça possui grandes dimensões, o que se tornou um desafio a ser superado ao longo do trabalho. Porém, depois de muito trabalho em Belo Horizonte e em Catas altas as Intervenções realizadas pelos grupos foram bem sucedidas.
Fotos do processo de construção das luzes e dos cubos
O grupo formulou dois planos para a intervenção:
A)Jogo de sombras.
B)Cubos.
A)O Jogo de Sombras tem o papel de levar o parquinho para a praça com os banquinhos de forma indireta. Nosso objetivo era produzir sombras alongadas do parquinho em direção ao outro lado da praça, integrando assim essas áreas. Para que isso fosse possível pretendíamos instalar refletores que levassem sombra e luz para o parquinho, além de uma lanterna de 360° de giro,
B)Os cubos consistiam no segundo plano da intervenção. Como a praça apresenta formas muito geométricas e próximas a cubos, exemplo dos banquinhos, o grupo decidiu reproduzir essa forma para ocupar o lugar. Outras funções deles são aumentar a interatividade da intervenção, pois são construídos usando eletrônica, dependendo da posição acendem ou não e produzem sombras internamente; além de induzir a movimentação na praça, já que eles estariam espalhados por ela. Desse modo, foram produzidos cubos de arestas medindo 0,30m; 0,45m e 0,60m.
Resultado da intervenção:
Conseguimos com nosso trabalho chamar a atenção das pessoas para a praça e seu potencial. A intervenção foi realizada no dia 25/05/2013 e muitos dos habitantes de Catas Altas, principalmente as crianças, foram vê-la.
Vídeo da intervenção: https://www.youtube.com/watch?v=eIDcqmpHuCQ&feature=em-upload_owner
Nenhum comentário:
Postar um comentário